domingo, 16 de maio de 2010

UNE SEMAINE DE BONTÉ, vários motivos



O título, mes amis, é uma brincadeira. Obviamente, quer também chamar a atenção para o fato de que as colagens de Max Ernst de que falei em dezembro aqui no DA:


estão com seus originais oportunamente expostos no MASP, & são uma obrigação de visita para QQER. interessado em arte. Provavelmente a obra-prima de Ernst, que fez da colagem uma possibilidade de narrativa figurada.

Vista de perto, a precisão dos recortes que faz em sua matéria-prima (ilustrações de contos & romances) & a inteligência em flagrar o subtexto social naquelas histórias burguesas de romances & almanaques, são coisas surpreendentes & notáveis.

Alguns recortes só se vêem se você se posicionar como um insano diante dos quadros, procurando fazer com que a luz ressalte algum milímetro na composição.

Mas esta é uma semana particularmente boa por ainda outras razões: expos. & lançamentos. Notem inclusive que os dias correspondem magicamente às horas de abertura, abaixo.

Enio Squeff, um dos maiores pintores & ilustradores brasileiros, terá exposição de seus óleos, xilogravuras, desenhos & aquarelas na Galeria PontoArt, com abertura no dia 18 de maio.

18 de maio, 18h
Rua Inácio Pereira da Rocha, 246,
Vila Madalena, São Paulo



No dia 19 de maio, Marcelo Sahea lança seu livro Nada a Dizer, da Annablume, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. Sahea estará em SP para o lançamento, que terá sua performance PLETÓRAX.

19 de maio, 19h
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros, São Paulo

E há, finalmente, a edição da aguardada antologia bilíngüe Canto desalojado, que compila poemas em mais de trinta anos da obra do grande poeta uruguaio Alfredo Fressia, que vive no Brasil & nunca antes apareceu em português, em livro.

A organização & a tradução são de Fábio Aristimunho Vargas, & o lançamento acontece no dia 20 de maio, na Casa das Rosas.

20 de maio, 20h
Avenida Paulista, 37
Cerqueira César, São Paulo


Um comentário:

Adriana Chaves disse...

Boa Tarde

Sr. Dirceu

Sou assitênte em uma produtora e gostaria de falar com o senhor a respeito de uma poesia traduzida pelo senhor.

Para qual e-mail posso escrever?

Obrigada
Adriana Chaves
adrianac.jor@gmail.com