quinta-feira, 15 de março de 2018

COMEÇOU

Vigésimo-quarto mês,
Ano III do Golpe de Estado: ditadura de MiSheLL Temer

Marielle Franco 
(1979-2018)

Quando o Golpe de Estado completa dois anos nesta ditadura & já asfixia o Rio de Janeiro com intervenção militar, a execução da jovem socióloga, ativista de Direitos Humanos, militante feminista & vereadora do PSOL, quando monitorava & denunciava a ação militar no estado, mostra, enfim, para quem não vira ainda no Golpe contra Dilma Rousseff, na perseguição política & falsamente jurídica contra Lula & na morte de Teori Zavascki, as presas afiadas do novo regime.

O Brasil está morto. O Estado de Direito, aqui, está morto. Jornalistas, artistas & ativistas já pregavam, há muito, por atos de explícita desobediência civil. Nada, que não seja isso, poderá devolver ao país sua soberania, sua civilidade, sua chance de autodeterminação democrática, que se conquistou por preço tão caro, & há tão pouco tempo, & que perdemos num momento abominável, em mais uma mancha perversa na nossa História.

A execução fascista, a que hoje assistimos horrorizados, de uma das figuras mais vivas, vibrantes, inteligentes & comprometidas com o bem público, traz ainda outra lembrança horripilante do passado de volta & é, ao menos para mim, o mais trágico & final sinal vermelho. Vermelho de sangue nas mãos do Golpe, da ditadura, da intervenção militar.

Isso precisa acabar agora. 

2 comentários:

Unknown disse...

Hoje
"Ficaram velhas todas as notícias."

alex ci disse...

Infelizmente a tragédia contínua deprime tanto que é necessária a constância desses espaços para circular e fixar as perguntas que não podem silenciar. Obrigado Dirceu por manter visível no seu Blogue tudo que deve estar sempre diante de nossos olhos!